top of page

DICA NETFLIX: LAERTE-SE (2017)

Laerte-se é o retrato da trajetória da cartunista e chargista Laerte, considerada uma das proeminentes do gênero no Brasil. Tendo vivido quase sessenta anos de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade e, de lá pra cá, experimenta uma jornada única e pessoal sobre o que é ser mulher.


Esse filme é uma grande conquista para a nossa comunidade. É um imenso orgulho que o primeiro documentário do país que ganha o selo de original Netflix, seja sobre uma transexual e uma artista brasileira de grande importância.


Quem buscar um documentário com foco na sua carreira e vida pessoal poderá ficar um pouco frustrado. São poucas as imagens de arquivo, a maioria da infância, com os pais, servindo como fundo para o artista narrar a percepção da família sobre sua homossexualidade. Já seu trabalho como cartunista aparece com suas próprias charges. Durante o documentário, vão surgindo algumas de suas criações, mostrando também as transformações de sua arte junto com a vida pessoal. É o caso da personagem transexual Hugo/Muriel que surgiu pouco antes dele assumir sua nova identidade. O foco de "Laerte-se" é maior - é sobre a Laerte mulher, transexual e suas visões a partir dessa mudança.


Infelizmente nem tudo são elogios para a produção da dupla de diretoras Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum. Em determinado momento da projeção, Laerte diz parecer estar dando volta nos assuntos. Ao focar prioritariamente no estado sexual do biografado, o documentário acaba soando repetitivo, confuso e no final da sessão acabamos com mais duvidas do que certezas sobre suas opiniões e vontades para o futuro. Detalhes de datas, nomes de entrevistados (apesar de poucos), também fazem falta para localizar e informar o espectador.


Por fim, "Laerte-se" é um projeto bastante íntimo, onde adentramos e ficamos quase que o tempo todo na sua casa e no seu ateliê. Fica as lições de uma vida que quebrou paradigmas - casado três vezes, com três filhos, Larte se desnuda mais uma vez e mostra que se sentir mulher está muito mais no estado de espírito do que em mudanças corporais significativas. Inspirador.


Posts Relacionados

Ver tudo

POSTS RECENTES

ARQUIVO

bottom of page