top of page

5 FILMES SOBRE HIV NA COMUNIDADE LGBT

Hoje o mundo é um pouco mais consciente de que todos estão suscetíveis ao HIV, mas por muito tempo a comunidade LGBT sofreu preconceitos e lutou sozinha contra essa doença que já matou milhões de pessoas. Confira uma lista com 5 filmes sobre a temática:


CLUBE DE COMPRAS DALLAS (2013), DIR.: JEAN-MARC VALLÉE

Em 1986, o eletricista texano Roon Woodroof é diagnosticado com Aids e logo começa uma batalha contra a industria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais no México.


"Clube de Compras Dallas" é uma obra de várias temáticas, seja ela uma amizade improvável, transexualidade, mas acima disso é um dos mais informativos e importantes sobre o HIV. No filme, um caubói que achava ser uma "doença de gays", é diagnosticado com o vírus e para sobreviver precisa do auxilio daqueles que desprezava. Em uma época que nem os médicos sabiam exatamente o que fazer e testavam tratamentos alternativos, Roon foi um pioneiro conseguindo medicações até então ilegais que prolongaram a sua vida. Pelos seus desempenhos Matthew McConaughey e Jared Leto, intérprete do transexual Rayon, receberam o Oscar de Melhor Ator e Ator Coadjuvante.


RENT (2005), DIR.: CHRIS COLUMBUS


Um grupo de amigos vive na boêmia e moderna East Village, bairro da cidade de Nova York. Entre eles está Mark Cohen, um cineasta nerd que ama Maureen Johnson, uma professora pública. Já Maureen sente atração por Joanne Jefferson. Roger Davis é o companheiro de quarto de Mark, sendo viciado em drogas e portador do vírus HIV. Roger é apaixonado por Mimi Marquez, uma dançarina que mora com o gênio da computação Tom Collins que, por sua vez, gosta da drag queen Angel.


"Rent - Os Boêmios", é a adaptação de um musical originalmente escrito por Jonathan Larson, baseado na peça La Bohème. No lugar da tuberculose do século XIX, essa versão joga seus oito protagonistas no início do surto da aids nos anos 80. Temos um cenário diversificado de personagens contaminados pelo vírus, mostrando que todos os gêneros, etnias e sexualidades eram suscetíveis à doença. É difícil não se emocionar com alguns números musicais, como da canção "Life Support", cantada em grupo de apoio. Na direção temos Chris Columbus, cineasta famoso por sucessos como "Esqueceram de Mim" e os dois primeiros filmes da série "Harry Potter".


THE NORMAL HEART (2014), DIR.: RYAN MURPHY


"The Normal Heart" trata do auge da disseminação do vírus HIV em Nova York, no início da década de 1980, sob olhar do ativista Ned Weeks, gay, judeu e fundador de uma firma de advocacia voltada para casos relacionados ao vírus.


Ryan Murphy é famoso na televisão com "American Horror Story", "Feud", além de diversos trabalhos como produtor. Em 2014, Ryan (também nosso homenageado do mês) lançava na HBO essa adaptação da peça teatral de Larry Kramer. O filme relata além do surto inicial da doença na década de 80, as dificuldades de se conseguir apoio nas buscas pela cura da doença, segundo o protagonista "um descaso proposital por parte do governo". É um dos filmes mais emocionantes sobre o início do surto de HIV nos anos 80, contando com um super elenco - Mark Ruffalo, Julia Roberts, Matt Bommer, Alfred Molina, entre outros.



ORGULHO E ESPERANÇA (2014), DIR.: MATTHEW WARCHUS


Em 1984, Margaret Tatcher está no poder e os mineradores estão em greve. Depois do orgulho gay chegar em Londres, um grupo de ativistas gays e lésbicas decide arrecadar dinheiro para enviar as famílias dos mineiros, apesar de parecerem um pouco contrariados com a ideia. Os ativistas não perdem o ânimo e decidem entregar a doação pessoalmente, partindo para o País de Gales.


"Pride" é inspirado em fatos reais - na verdade um dos momentos mais inspiradores da conquista LGBT. Os personagens chegam em um lugar repleto de "caipiras inospitos", mas que aos poucos vão se transformando, com amor, solidariedade e informação, formando uma união que auxiliaria nas lutas de ambos. É um filme alegre, terno, repleto de personagens carismáticos, mas quando descobrimos que se passa na época em que uma doença desconhecida pipoca na comunidade LGBT mundial (o HIV), se torna assombroso e triste.

FILADÉLFIA (1993), DIR.: JONATHAN DEMME


Andrew é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadelfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus da Aids, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller, um advogado negro que é homofóbico.


Não só a história real contada em Filadélfia é importante, como o filme foi corajosamente um dos primeiros a falar sobre essa temática, em uma época que o assunto era um "tabu". No filme, temos a noção do alto nível de desinformação das pessoas, que não sabiam nem como a doença era contraída ou quais eram as consequências. É um drama belíssimo e que também aborda a relação de respeito e amizade que se construiu entre Andrew e Joe, que passa por uma transformação ao conviver com o cliente. Para viver o protagonista, Tom Hanks perdeu aproximadamente 20 klg e venceu seu primeiro Oscar de Melhor Ator.

Posts Relacionados

Ver tudo

POSTS RECENTES

ARQUIVO

bottom of page